sábado, 16 de julho de 2011

Saúde' Endometriose

Para distinguir o que é a Endometriose, temos que entender o que é o Endométrio:
O endométrio é uma membrana mucosa que reveste a parede interna do útero, ele é rico em vasos e glândulas, é nele que é guardado o óvulo fecundado e quando não há fecundação o resvestimento é liberado na menstruação, ou seje, dai que vem a doença Endometriose.
Na endometriose, as células se revestem na parte externa do útero, dos ovários ou nas trompas, podendo tbm se instalar na bexiga, no tecido que fica entre a vagina e o reto ( chamado septo reto-vaginal) e etc.
Quando as células se instalam em algum desses lugares, recomeça todo um processo, fazendo com que os hormônios sofra alterações e venha a causar sangramento.
 Os Sintomas da endometriose é a Infertilidade e dores, estas podendo ser as mais comuns como:

*Cólicas fortes na menstruação ou não;
*Dores no ato sexual, ou após;

 Menos frequentes como:
*Dor e/ou sagramento ao urinar;
*Dor no intestino;
*Sangramento ao defecar;
O Diagnóstico pode ser um simples exame de toque, quanto ao um exame mais intenso como a Laparoscopia, ou biópsia, os dois outros exames mais comum de distinguir a Endometriose é a ultrassonografia transvaginal ou pélvica.

O Tratamento pode ser atráves de uma cirugia, ou até um tratamento clínico com anticoncepcionais orais ou injetável e implantes, o importante é aliviar as dores, recapturar a fertilidade, parar ou diminuir o quadro da doença.

Créditos: http://www.endometriose.com.br,
http://www.gineco.com.br,
http://www.infoescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obg pelo comentário e volte sempre!